Nossos Mestres


Ryu Ryuko
Este famoso mestre de Shaolin Kempo, vivia na província de Fukien na China. Foi quem transmitiu a Higaonna os Kata Sanchin, Saifa, Seenchin, Sanseru, Shisochin, Sepai, Kururunfa, Sesan e Suparinpei. Observações: 1o) o Kempo Chinês ou Boxe Chinês é muito conhecido no ocidente como Kung Fu; 2o.) a origem e os criadores dos Kata acima citados são desconhecidos.


Kanryo Higaonna
Era um homem de constituição sólida e avantajada para um nativo de Okinawa, tornando-se lenda ainda em vida, vindo a ser conhecido como o "Santo do Soco de Naha". Por volta de 1870 foi para a China estudar com o Mestre Ryu Ryuko, onde permaneceu por vários anos. Retornando à terra natal, abriu seu Dojo em Naha, capital de Okinawa, onde ensinou uma síntese pessoal que combinava elementos do Shaolin Kempo e do velho Okinawa-Te (luta nativa). Seu estilo iria se chamar Naha-Te. Entre outras contribuições para o nosso estilo, Higaonna mudou o velho Kata Sanchin executando-o com os punhos fechados (na forma original era executado com as mãos abertas). No plano pedagógico, Higaonna rompeu com os hábitos de individualismo e reclusão sendo francamente voltado para o ensino em grupo. Ensinou até o fim de sua vida, em seu Dojo, em vários departamentos de polícia e estabelecimentos escolares.

Chojun Miyagi
Iniciou seus treinamentos com o Mestre Higaonna por volta de 1900, tornando-se um de seus melhores discípulos. Seguindo os passos do Mestre também foi estudar na China, onde aprendeu o Shaolin Kempo e Pa Kua, dois estilos bem diferentes do Kempo Chinês. Da mistura destes estilos, um duro, direto, externo do Shaolin, e o outro suave, circular, interno do Pa Kua, além do Naha-Te de Higaonna, surgiria um novo estilo: o Goju Ryu. Foi em 1929 que Chojun Miyagi batizou seu estilo de Goju Ryu, nome baseado nos oito preceitos da tradição do Kempo Chinês (um poema clássico sobre artes marciais chamado Bubishi), onde se lê: "o modo de inspirar e expirar é duro (Go) e suave (Ju)". Mestre Miyagi também desenvolveu o Kata Sanchin e, a partir do original chinês (executado com as mãos abertas) criou o Kata Tensho, nada mais que os dois Kata que melhor representam o nosso estilo. Além desses dois criou os Kata Gekisai, com o intuito de atrair os jovens, pois tais Kata são bem dinâmicos. Miyagi era um homem de temperamento extremamente calmo e humilde, tornando-se muito respeitado pelos mestres de outros estilos e de outras artes marciais, além das autoridades de Okinawa e do Japão. Viveu de acordo com os princípios das artes marciais, ou seja, sem violência.

Gogen Yamaguchi
Conheceu o Mestre Miyagi em 1931. Mais tarde Miyagi o nomeou seu representante e sucessor na escola Goju do Japão. Foi Mestre Gogen quem acrescentou ao estilo Goju os Kata Taikyoku além de técnicas de Kihon, Kumitê, Kihon-Kumitê, etc. Tais técnicas associadas ao Goju-Ryu de Okinawa deram origem ao Goju Japonês, ou Goju Kai como ficou mais conhecido. Gogen Yamaguchi foi, portanto, o fundador da IKGA (International Karate-Do Goju Kai Association). Mestre Gogen participou como combatente na Segunda Guerra Mundial, retornando dela como Herói de Guerra. Tornou-se também mestre de Yoga e sacerdote do Shintoísmo. Foi uma das mais importantes figuras da história do Karate, ficando conhecido como "O Gato" pela graça e velocidade de suas técnicas e por sua postura favorita em luta chamar-se Nekoashi Dachi (postura do gato).
 
Goshi Yamaguchi
É o terceiro filho do Mestre Gogen. Iniciou seus treinamentos com o pai em 1951, aos oito anos de idade. Em 1969 tornou-se Shihan, dedicando todo o seu tempo no Hombu Dojo (Dojo Central). Visitou e ensinou em mais de 40 países representando a Goju Kai. Em 1990, após a morte de seu pai, foi indicado como seu sucessor na IKGA e Saiko Shihan (Grão Mestre). Mestre Goshi tem realizado cursos em diversas partes do planeta, inclusive no Brasil, além de produzir vídeos e livros com o intuito de padronizar o estilo Goju Kai no mundo. Também tem trabalhado no desenvolvimento de novos Katas.


Ryuzo Watanabe
Nasceu em Fukushima no Japão. Veio para Brasil como imigrante, com seus pais, aos sete anos de idade. Em 1960, aos 37 anos, teve seu primeiro contato com o Goju Ryu. Então, em 1975, foi nomeado por ordem direta do Grande Mestre Gogen Yamaguchi, como o representante da IKGA na América do Sul. A partir desta data começou a sua dedicação ao estilo, criando polos de desenvolvmento em todos os Estados Brasileiros e vários países da América do Sul. Portador de um carisma invejável, por onde passava conquistava novos seguidores. Mestre Watanabe faleceu em 1998.


Luiz Kotsubo
Em 2007 no Seminário Internacional da IKGA no Chile, Mestre Kotsubo (Renshi Shihan) foi  nomeado oficialmente e pessoalmente pelo Grande Mestre Goshi Yamaguchi como representante oficial da IKGA no Brasil. A partir desta data, Mestre Kotsubo tem visitado e realizado cursos de padronização do estilo em vários estados do Brasil, inclusive visitou a nossa região em fevereiro de 2009 (Alpinópolis-MG), fevereiro de 2010 (Carmo do Rio Claro-MG) e agosto de 2010 (Passos-MG).
Mestre Kotsubo, com sua simplicidade e competência, tem se mostrado um grande líder e vem com seu trabalho unindo novamente a família Goju do Brasil.

Comentário
Caros amigos e discípulos, peguemos como exemplo o esforço, dedicação e coragem de cada um desses Mestres. Lembrando o nosso Dojo Kun, são também exemplos de paciência e perseverança. 

Oss!
Sensei Júlio Mário

 P.S.: 1º) tive a grata satisfação de conhecer dois destes Mestres: Watanabe e Kotsubo; 
          2º) vocês podem encontrar mais informações a respeito da biografia de nossos Mestres na Internet.