Compreendendo o Emblema do nosso Dojo



Ideogramas (Kanji) e seus significados:

三戦 Sanchin: Três Batalhas ou Três Guerras (pode-se entender como as batalhas interiores pelo aperfeiçoamento físico, mental e espiritual);

空手道 Karate-Do: o Caminho das Mãos Vazias (arte marcial tradicional Japonesa);

剛柔流 Goju Ryu: Escola ou Estilo da Força e da Suavidade (estilo criado pelo Mestre Chojun Miyagi caracterizado por bloqueios circulares e técnicas poderosas de combate à curta distância. Estilo que visa o equilíbrio de técnicas opostas - fortes e suaves - e complementares);
 
剛柔会 Goju Kai: linhagem do estilo Goju Ryu criada pelo Mestre Gogen Yamaguchi;
 
道場 Dojo: local ou sala onde se busca o Caminho (Caminho = busca pelo auto-conhecimento; via - "Tao"; modo ou estilo de vida).


Desenho central (Mitsu Tomoe) e seu significado:

O símbolo circular se chama Mitsu Tomoe. Ele representa o Deus da Guerra Hachiman (protetor dos Guerreiros), e a divisão tripla do Xintoísmo: Homem, Terra (mundo físico) e Céu (mundo espiritual).
Diz-se também que é o símbolo que representa o Deus do Trovão no Japão, o Kaminari. Quando tem uma tempestade e ouvem-se os trovões, conta a lenda que na verdade esse barulho é o Kaminari batucando em seus enormes tambores lá em cima das nuvens. Então no Japão, esse desenho simboliza não somente a força do trovão, mas força em geral. As bandas japonesas de Taiko (que tocam naqueles tambores gigantes) geralmente usam esse desenho pintado nas peles dos tambores. Estes tambores eram usados nas batalhas campais dos samurais.
Este símbolo já foi usado como insígnia por samurais e atualmente é amplamente usado no Japão em brasões familiares e logotipos de empresas.

Comentário: 

Queridos amigos e discípulos,
ao criar este símbolo para o nosso Dojo (Sanchin Dojo), o que levou tempo e muita pesquisa, pretendi salientar aquilo que a prática sincera e verdadeira do Karate-Do nos proporciona: o aprimoramento físico, mental e espiritual. Enfim, este é o Karate em que acredito e procuro compartilhar com vocês.

Oss!
Sensei Júlio Mário

Obs.: Sanchin é também o nome de um dos Kata (formas fixas de combate contra adversários imaginários) que melhor representa o nosso estilo.