Terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Certa vez, um famoso poeta chinês, afoito por estudar a sabedoria do Buda, caminhou por dias para encontrar um também famoso Mestre. Ao encontrá-lo perguntou-lhe:
- Mestre, qual é a coisa mais importante nos ensinamentos de Buda?
- Não prejudique ninguém e só faça o bem! – respondeu o Mestre de imediato.
- Que bobagem! – exclamou o poeta. – O senhor é considerado um grande mestre, por isso viajei milhas e milhas para encontrá-lo, e é esta a resposta que me dá? Até uma criança de três anos seria capaz de dizer tal coisa!
Então, pacientemente, concluiu o Mestre:
- Pode ser que uma criança de três anos seja capaz de dizer isto, mas o difícil é colocar tais palavras e idéias em prática; mesmo para um homem muito velho como eu!
“Caros discípulos e amigos que visitam o blog,
este conto nos faz lembrar o Sermão da Montanha, discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de São Mateus, mais precisamente nos capítulos 5 a 7. Neste discurso Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã. Jesus conclui o seu sermão com uma parábola, onde alerta sobre a importância de se praticar os seus ensinamentos.
Eis a parábola:
‘Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha.
Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!’ Mt 7,24-27.
Boa reflexão! Fiquem com Deus!
Oss!
Sensei Júlio Mário – 3º.Dan"
Nota (www.dicionarioinformal.com.br): Parábola = É uma espécie de alegoria apresentada sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades.
5 comentários:
"O conhecimento por si só é como um Livro na prateleira", é preciso pôr em prática! Obrigado por mais esse conto. E parabéns a visita de um japonês no blog.
Lindo, e viva a união de todas as crenças. Abração
O mais interessante nesse conto é a humildade do mestre, que reconhece em si mesmo as fraquezas humanas e jamais se coloca em um patamar superior aos demais, ainda que seja infinitamente mais sábio do que eles.Parabéns pelo blog!
Professores Marco Antônio (História) e Flávio (Inglês e Espanhol),
a visita de vocês muito nos honrou.
Obrigado pela contribuição que deram à nossa reflexão.
Voltem sempre!
Do amigo que os admira,
Júlio Mário
Valeu Felipe!
Parabéns e obrigado pela assiduidade no blog.
Pois é, já temos visitantes de 8 países além do Brasil: Portugal, EUA, Itália, Noruega, Índia, Venezuela, Argentina e agora o Japão, terra de origem do Karate-Do.
Além disso, estamos perto de completar 5000 visitas ao blog.
Estas visitas nos motivam a continuar com o nosso trabalho sincero e feito com muito carinho.
Grande abraço! Oss!
Postar um comentário