Embutidos são alimentos constituídos basicamente de carne e temperos, principalmente sal. Geralmente, as carnes utilizadas para a fabricação de embutidos são de má qualidade, possuem grande quantidade de gordura, e sua ingestão rotineira favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e dislipidemias*. Os embutidos surgiram com a necessidade de preservar os alimentos, quando não havia tecnologias de conservação, como nos dias de hoje. A quantidade de gorduras e sódio nestes alimentos é grande, portanto, devem ser evitados por hipertensos, diabéticos, cardiopatas, pessoas com problemas renais ou que tem retenção de líquidos. Para entender bem a diferença entre os embutidos mais consumidos, elaborei a tabela abaixo. Visto que dentre eles, o peito de peru é a melhor opção para consumo, porém seu uso também deve ser controlado.
Karina Rigo
(Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Humana, trabalho com nutrição hospitalar, clínica e unidades de alimentação e nutrição)
* Dislipidemias = também chamadas de hiperlipidemias, referem-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.
Fontes:
http://souoqcomo.blogspot.com/2011/04/fuja-dos-embutidos.html
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?673
"Esta dica foi uma sugestão do nosso querido Sensei Júlio Mário.
Lembrem-se sempre que a nossa saúde não tem preço.





0 comentários:
Postar um comentário