CONCENTRAÇÃO E FOCO – Conto Zen


Domingo, 03 de junho de 2012

Após ganhar vários torneios de arco e flecha, o jovem e arrogante campeão resolveu desafiar um Mestre Zen que era renomado pela sua capacidade como arqueiro.

O jovem demonstrou grande proficiência técnica quando acertou em um distante alvo logo na primeira flecha lançada, e ainda foi capaz de dividi-la em dois com seu segundo tiro.

- Sim! Veja se pode fazer isso!  - exclamou para o velho arqueiro.

Imperturbável, o Mestre não preparou seu arco, em vez disso fez sinal para que o jovem arqueiro o acompanha-se montanha acima. Curioso sobre o que o velho estava tramando, o campeão seguiu-o para o alto até que eles alcançaram um profundo abismo atravessado por uma frágil e pouco firme tábua de madeira.

Calmamente caminhando sobre a insegura e certamente perigosa ponte, o velho Mestre tomou uma larga árvore longínqua como alvo, esticou seu arco, e acertou um claro e direto tiro.

- Agora é a sua vez. - disse enquanto voltava para solo seguro.

Olhando com terror para dentro do abismo negro e aparentemente sem fim, o jovem não conseguiu forçar a si mesmo a caminhar pela prancha, muito menos acertar um alvo de lá.

Quando, então, disse o Mestre Zen:

- Meu jovem, você tem muita perícia com seu arco, mas pouco equilíbrio com a mente, que deve nos deixar relaxados para mirar o alvo.

O jovem arqueiro, após ouvir estar palavras, atingiu o Satori*.



Caros amigos que visitam o Blog e queridos alunos do Sanchin Dojo,
segue trabalho do meu xará Julio Lussari:

“Concentração e foco são palavras que todo mundo está cansado de ouvir. Mas, por que as pessoas ouvem e não colocam em prática?”

Sobre concentração:

“Concentração é o ato de focalizar e manter na mente um determinado desejo ou assunto, até que os meios para a sua realização tenham sido elaborados e empregados com êxito.
Quando você se concentra em determinado assunto, está usando ao mesmo tempo duas outras ferramentas: Auto-Sugestão e Hábito.
(...) É realmente difícil escrever sobre concentração e foco, sem escrever sobre hábito, auto-sugestão, ambiente, pois, cada um está tão intimamente ligado entre si que fica complexo escrever somente sobre um assunto.
A concentração é a soma dos assuntos acima citados, de maneira que reúne a capacidade, conseguida pelo hábito e pela repetição, de conservar a mente focalizada sobre um assunto, até que se esteja perfeitamente familiarizado com ele chegando a dominá-lo. Significa a capacidade de controlar a atenção e ocupá-la com um determinado problema até solucioná-lo.
Resumindo, concentração é a capacidade de PENSAR como desejamos pensar; de controlar nossos pensamentos e dirigi-los para um fim determinado; de organizar nosso conhecimento num plano de ação. (...)”

Sobre foco:

“(...) Depois de anos de aprendizado, estou conseguindo organizar o meu pensar para que ele fique extremamente focado no que eu quero... o que eu não quero eu já sei... agora o que eu quero, requer esforço... dedicação, paciência...
O Ser Humano não percebe que o motivo de inúmeros problemas em suas vidas é a falta de objetivo...
Não me venha dizer que você tem um objetivo de vida quando o mesmo é ter um bom emprego, um bom salário e uma casa legal pra morar...
Ter objetivo de vida é encontrar aquilo que te dá TESÃO... é todo dia acordar e pensar no que fazer para chegar mais perto daquilo que te motiva...
É AGIR... fazer... errar, aprender... fazer... errar, aprender... mas agindo... e não Sonhando...
Pare agora mesmo, reflita... o que você fez HOJE para chegar mais perto do seu objetivo...?
Se continuar fazendo as mesmas coisas, continuará obtendo os mesmos resultados...
O grande ponto da questão é: não é preciso trabalhar duro... é preciso trabalhar com FOCO.
O sol já veio... que venha a colheita... (...)”

Certa vez ouvi de um primo muito querido, Paulão, que meu ouvido é o mais próximo de minha boca, logo o que falo serve pra mim também! Que venha a colheita para todos nós! Abraços.

Sensei Julio Mario – 3o. Dan

*Satori = “entender”, em japonês; uma expansão da consciência; termo usado para um estado de iluminação.

Fontes:
http://satori.blogs.sapo.pt/
http://estradasdosucesso.blogspot.com.br/2009/08/concentracao-e-foco.html
http://estradasdosucesso.blogspot.com.br/search/label/foco

1 comentários:

André disse...

excelente conto pra nós podermos refletir sobre o foco nos nossos objetivos. oss

Postar um comentário