Segunda-feira, 6 de junho de 2011
Meu tio Zhong Han era juiz no condado de Jin. Nesta época, um tigre matou vários caçadores na região e ninguém conseguia pegá-lo. As pessoas foram então procurar meu tio para que ele contratasse Tang, o caçador, para prender esse tigre, achando que ninguém mais seria capaz de fazer tal serviço.
De acordo com Dai Dongyuan, de Xiuning, a história desses Tang vinha desde a Dinastia Ming, quando existiu um caçador chamado Tang, que foi morto por um tigre logo depois de se casar. Sua mulher, grávida, deu à luz um menino e fez uma promessa:
“Se não conseguir matar tigre, nunca vai ser meu filho e todos os seus filhos e filhos de seus filhos que não conseguirem, também não serão meus descendentes”.
Devido a isso, todos os Tang, do sexo masculino, se tornaram especialistas em caçar tigres.
Zhong Han sabia disso e enviou então alguém para chamar um Tang, separando uma boa quantia de dinheiro para pagá-lo após o serviço. Na sua volta, esses homens disseram que eles tinham contratado os melhores dos Tang e que eles chegariam a qualquer momento. E chegaram! Mas era um velho com a barba e o cabelo brancos, que tossia e fungava a cada instante e um ajudante de 16 anos.
O juiz, meu tio, ficou muito desapontado com o que viu. Mas ordenou que a primeira coisa a ser feita fosse alimentar estes homens.
Percebendo que o juiz parecia desapontado, o velho ajoelhou com um só joelho e disse:
- Estou ouvindo esse tigre por perto, no máximo a 5 li* do povoado. Melhor a gente ir logo. A gente pega o tigre e depois come alguma coisa.
O juiz mandou então que um de seus homens servisse de guia e eles partiram.
Chegando à boca de uma ravina, os homens não seguiram adiante. E o velho sorriu:
- Comigo aqui, como podem estar com medo?
Quando eles já tinham quase descido o barranco, o velho olhou para o jovem Tang e disse:
- Parece que esse tigre está dormindo. Vá lá e dê um jeito de acordá-lo.
O rapaz então urrou como um tigre e num instante o mesmo saiu de entre as árvores na direção deles e pulou sobre o velho. O velho permaneceu firme, levantando um pequeno machado, de oito cun** de cumprimento e quatro de largura. Quando o tigre estava para esmagá-lo, ele agilmente esquivou-se, e o tigre caiu no chão todo ensangüentado.
As pessoas reuniram-se em volta e descobriram que o tigre tinha sido cortado do queixo até a ponta do rabo ao tocar no machado.
O juiz então recompensou com generosidade os caçadores Tang, agradecendo-os por sua ajuda.
O velho contou então que tinha treinado seus braços e olhos por mais de dez anos. Ele conseguia encarar um tigre sem piscar, mesmo quando seus olhos estavam com um cisco. E os seus braços eram tão fortes que mesmo o homem mais forte não conseguia movê-los um centímetro.
Zhuangzi, o antigo filósofo chinês, disse uma vez:
“O que é feito com prática é sempre convincente. Uma pessoa que nasce hábil nunca pode ultrapassar quem pratica constantemente”.
“Caros amigos que visitam o blog e discípulos do Sanchin Dojo,
estive ausente desta coluna por estar ocupado em receber o nosso Mestre Kotsubo e o Sensei Akira Saito para um curso em nossa cidade. Também, neste tempo, estava ocupado em procurar uma nova sede para o nosso Dojo.
Retomamos então, em tempo, este trabalho de levar a cultura oriental até vocês.
Este conto dispensa comentários, basta ler a citação do grande Mestre Zhuangzi associada ao conto pelo autor.
Só acrescentaria uma coisa: tenha cuidado para não julgar as pessoas pelas aparências!
Leia as notas abaixo para enriquecer ainda mais a nossa reflexão.
Abraços vigorosos. Feliz por estar aqui novamente!
Sensei Júlio Mário – 3º.Dan
Notas:
1. *1 li = ½ quilômetro; **1 cun = 3,3 centímetros.
2. Zhuangzi ou Chuang Tzu ou ainda Chuang Tsé: foi um famoso filósofo taoísta chinês do século IV a.C. Seu nome significa literalmente "Mestre Zhuang". Sua filosofia foi muito influente no desenvolvimento do Budismo Zen.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuang-Tzu
3. Oito subespécies de tigres são reconhecidas, três foram extintas desde 1950, as outras subespécies resistem, porém estão ameaçadas de extinção e algumas criticamente. Estas estão distribuídas geograficamente pela Ásia. O Tigre Siberiano é o maior deles, podendo pesar até 306,0 kg para machos e medir até 2,80 m fora a cauda. São grandes nadadores e podem cruzar rios de 6 a 8 km. Possuem hábitos noturnos, mas podem ter atividades durante o dia. Sua dieta consiste de grandes mamíferos como porcos, cervos, antílopes e búfalos, podendo consumir até 40 kg de carne de uma só vez. O Tigre é o maior e mais forte de todos os felinos, nenhum outro combina tamanho, força e graça! Ironicamente este grande animal provavelmente será o primeiro dos grandes felinos a se tornar extinto se não houver uma conscientização da preservação de seu ambiente e controle da caça predatória.
Fonte: http://ikids.noradar.com/?p=169






0 comentários:
Postar um comentário